8 aprendizados com dois anos de anywhere office

Neste artigo você vai ver:

Com a pandemia do covid-19 e a priorização do trabalho remoto, estamos trabalhando há dois anos no modelo anywhere office, que aqui chamamos de Liberdade Zup

Diferente de muitas empresas que voltaram para os escritórios, nós continuamos valorizando trabalhar de onde quisermos e possibilitando o modelo híbrido em nossas sedes de forma opcional.

Mas esse movimento foi (e é) um desafio, afinal são cerca de 3 mil zuppers trabalhando em diversos lugares do país e do mundo. Por isso, hoje, vamos contar para você nossos principais aprendizados! Vamos nessa?

Rebobinando essa história

Antes de compartilhar nossos aprendizados, vamos relembrar nosso contexto aqui na Zup. Com o modelo Liberdade implementado, zuppers tomaram o Brasil e o mundo. Hoje, estamos em mais de 430 cidades e 10 países! Para você ter ideia, temos zuppers em todos os estados do país.

O anywhere office é a oportunidade perfeita para encontrar talentos em locais fora das nossas sedes, ou seja, não vemos fronteiras quando encontramos pessoas fora da curva.

Impacto remote first

A pandemia da Covid-19 mudou a forma de pensar sobre o trabalho e inúmeros dados comprovam isso. No Brasil, em 2020, mais de 8 milhões de pessoas trabalharam remotamente, o que em proporção é 11% da população ocupada do país.

Porém, com a flexibilização dos protocolos de segurança, muitas pessoas voltaram ao modelo presencial ou híbrido. 44% das pessoas entrevistadas pelo Datafolha, em 2020, relataram que trabalhavam de forma remota, mas o índice diminuiu para 24% em 2021.

Enquanto o mercado fez esse movimento, algumas pessoas seguiram preferindo não trabalhar todos os dias no escritório. Cerca de 63% de profissionais preferem o formato híbrido e 38% trocariam de emprego caso não tivessem a possibilidade de trabalhar de maneira remota, segundo pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half. 

Isto é, o interesse em trabalhar de onde quiser ainda existe e é muito atrativa entre pessoas colaboradoras. Aqui na Zup, nós entendemos isso e valorizamos ao ponto de instituir de forma permanente o remoto por padrão!

Aprendizados do anywhere office

Para fazer essa forma de trabalho acontecer, nós nos reorganizamos e planejamos novos processos. A partir dessa experiência, reunimos 8 aprendizados que tivemos durante e depois da implementação do modelo Liberdade Zup:

1- Criamos a área “Futuro do Trabalho”

Agora o trabalho vai junto com zuppers para onde quiserem ir. Isso cria inúmeros desafios, dado a distância e unificação da cultura, por isso criamos a área do Futuro do Trabalho.

Esse time tem como foco melhorar a qualidade de trabalho de zuppers e acompanhar tendências do mercado, incluindo como fazer acontecer o modelo Liberdade da melhor forma possível.

A atuação é cross e por projetos, afinal a área está sempre em movimento. Além disso, Futuro do Trabalho é a área encarregada em construir pontes entre outros times, construindo o futuro de forma coparticipativa.

2- Remoto por padrão e experiência híbrida

Ok, nós somos remote first, mas como fica a experiência presencial, isso quer dizer que fica de lado? 

Muito pelo contrário, percebemos que valorizar o remoto não quer dizer esquecer o presencial. Nossos escritórios foram reformados pensando na socialização e conexão de zuppers, muito além do trabalho.

Time de Marketing da Zup reunido no escritório de São Paulo.

Aqui criamos uma experiência híbrida fora da curva:

  • Eventos internos de alinhamento são transmitidos ao vivo e nos escritórios, para reunir o time e acompanhar as novidades da Zup lado a lado;
  • Team buildings feitos de forma presencial, uma verdadeira imersão e conexão dos times;
  • Organização de happy hours nas sedes e momentos de descontração itinerantes pelo Brasil;
  • Momentos inesquecíveis de conexão, com mais de 2.000 zuppers saindo de suas cidades (e até países) para participarem da ZupCon, nossa convenção anual de forma presencial.

Além disso, a comunicação assíncrona é muito importante para nós. Por isso, levamos para a vida a transmissão ao vivo e gravada para quem não pode acompanhar na hora. 

No dia a dia, tivemos que nos readequar e recriar boas práticas de reuniões adaptadas ao remoto, como legendas ao vivo e tradução em libras em eventos internos.

3- Zup pelo Brasil

Falando nisso, mais de 50% de zuppers afirmaram em uma pesquisa interna que frequentam escritórios para se encontrar com colegas do trabalho. Isso mostra que os momentos de conexão não foram esquecidos, pelo contrário, são um diferencial!

Você pode estar pensando: e quem mora em cidades onde não temos escritórios? Pensando nisso, estamos lançando o comunidades locais da Zup, para que sejam os novos pontos de encontro para as trocas de sempre. 

Em outras palavras, a Zup está indo aonde zuppers estão.

Em cidades pré-escolhidas, zuppers poderão se candidatar para uma nova atribuição: community manager, uma pessoa que vai se dedicar paralelamente ao seu escopo de trabalho à comunidade da sua cidade. 

A ideia é criar espaços para desenvolver redes de apoio locais, reunindo zuppers para que possam se conhecer, descobrir afinidades e se aproximar. Como projeto piloto, também estamos implementando o incentivo para zuppers da mesma cidade trabalharem lado a lado em coworkings. Uma iniciativa que procura reverberar a nossa cultura em cada comunidade Zup pelo Brasil. 

4- Mobilidade Internacional

Anywhere office é anywhere mesmo! Zuppers podem trabalhar fora do Brasil e estamos em mais de 10 países ao redor do mundo. 

A Política de Mobilidade Internacional foi um grande desafio após implementarmos o remoto por padrão. Por isso, criamos combinados que devem ser feitos com as lideranças, detalhes que fazem a diferença na rotina e bem-estar.

Para se ter ideia, mais de 100 zuppers já usufruíram da modalidade internacional, seja para morar fora, passar um período de intercâmbio ou à viagem. Uma possibilidade de viver suas experiências pessoais aliada a vida profissional.

Por exemplo, antes mesmo de viajar, estabelecemos combinados importantes, por exemplo:

  • se o país destino está homologado nas máquinas usadas pela empresa;
  • qual será o impacto no time, como a questão do fuso horário, nós indicamos a diferença de até 5 horas; 
  • estabelecemos processos no caso de substituição de máquinas, que envolve a logística da alfândega;
  • validação dos benefícios em território internacional; 
  • e muitos outros.

5- Bem-estar à distância

Para a gente, o bem-estar é levado muito a sério e essa é uma tendência que se tornou destaque nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Microsoft, a saúde e o bem-estar se tornaram a prioridade para 53% das pessoas entrevistadas.

Dentre as características mais importantes para pessoas colaboradoras, a segunda mais citada é justamente os benefícios de saúde mental e bem-estar, a quarta é o horário flexível, que demonstra uma tendência de adaptar o trabalho na rotina e não o contrário.

Liberdade Zup - zupper trabalhando de casa, com uma criança no colo, capturando uma imagem de uma reunião.

Esses dados só comprovam o nosso Manifesto de Saúde e Bem-estar, produzido com pilares que valorizam a vida, seja perto ou longe de nossas sedes:

  • O trabalho se ajusta à vida, não o contrário: a busca é pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, por isso nossos horários são flexíveis;
  • Lidere pelo exemplo: entendemos que quando as lideranças priorizam sua saúde, as pessoas lideradas também passam a fazer o mesmo, o exemplo vale mais do que qualquer palavra;
  • O contexto é único: não acreditamos em padrões impostos e cada pessoa tem a liberdade de escolher o que é melhor para sua saúde mental e física;
  • O cuidado com você, começa por você: incentivamos que cada zupper olhe primeiro para sua própria saúde e não se negligencie.

6- Autogestão no remoto

Como mudamos a forma como trabalhamos, também alteramos a maneira com que gerimos nosso tempo no trabalho. Por isso, antes de mais nada, lembramos que está tudo bem a internet cair, a criança aparecer atrás da câmera e você pedir ajuda. Para nós, isso é natural e não um problema.

Sabemos que é um desafio trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar. Levando isso em consideração, colocamos sugestões para o horário de almoço estendido de 1h30 nas agendas e semanalmente temos momentos de ginástica laboral.

Fora isso, reunimos dicas para o dia a dia do trabalho em guias para que sempre possam ser consultados, dentre elas estão:

  • Definir um local de trabalho;
  • Preparar-se para trabalhar;
  • Estabelecer horários e criar uma rotina;
  • Fazer um cronograma das suas tarefas;
  • Comunicar-se, como marcar uma call semanal com a liderança e com o time;
  • Fazer pausas;
  • Aproveitar a flexibilidade para viver a sua vida;
  • Desligar, saber quando parar e ficar offline;
  • Valorizar a ergonomia na estação de trabalho;
  • Atenção à segurança dentro de casa.

7. Nossa cultura transformada para sempre

Não trabalhamos do mesmo jeito, por que a nossa cultura continuaria igual? Mudamos para melhor, para além das fronteiras e para mais pessoas. Para manter a cultura dos nossos times em sintonia, tivemos que nos conectar mais do que nunca e reforçar o jeito Zup de ser todos os dias.

Contamos um pouco mais sobre isso no No Universo Zup, um espaço para compartilhar a nossa cultura com o mundo e um pouco sobre anywhere office:

8. Medida de sucesso

Na Zup, nós valorizamos a cultura do feedback e de pesquisas de satisfação, para estarmos acompanhando o que está dando certo ou não. 

Por isso, é uma alegria conferir que o anúncio do modelo de trabalho remoto permanente esteve entre os três principais motivos do NPS (fev-maio/2021), nosso índice que avalia a possibilidade de recomendar a Zup para familiares e pessoas do seu círculo de amizade.

Mais sobre a Liberdade Zup

A gente produziu muitos conteúdos sobre o modelo Liberdade, aqui vamos indicar alguns para você conferir:

Além de várias postagens nas nossas redes sociais. Acompanhe a gente por lá também! @ZupInnovation

Conclusão

Dentre tantos aprendizados, é difícil definir uma conclusão única da adoção do anywhere office. Mas o principal é que sabemos que o modelo Liberdade transformou a forma como observamos nosso dia a dia: fomos para além de onde trabalhamos e focamos mais no como trabalhamos. 

Queremos que o trabalho se ajuste à vida e não o contrário, porque valorizamos a qualidade de vida de zuppers e a produtividade que vem como consequência. 

Percebeu o impacto de trabalhar em qualquer lugar do mundo? Então compartilhe nos comentários a sua experiência sobre anywhere office!

Anywhere office: 2 anos de liberdade Zup - Imagem com alguns colaboradores da Zup trabalhando de forma remota com a palavra liberdade na imagem.
Foto de Larissa Abrão.
Analista de conteúdo e copywriter
Jornalista, que trabalha com conteúdo e mídias sociais, sempre buscando oportunidades para contar boas e curiosas histórias.

Artigos relacionados

No data was found

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website. Learn more.